Comunicações

Realizadas em Encontros Científicos Internacionais

ALMEIDA, R. (2011), “Título universitário e aspirações profissionais”, no XV Congresso Brasileiro de Sociologia, Curitiba, Brasil, realizado de 26 a 29 de Julho.

URL: http://www.sistemasmart.com.br/sbs2011/inscricao/visualiza_popup1.asp?IdAtividade=1479

ALMEIDA, R. Almeida e M. Chaves (2012), “Higher Education and Professional Insertion: Entrepreneurship as a Policy Guideline”, na European Conference on Educational Research – The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All , Universidade de  Cadiz, Espanha, realizada de 18 a 21 Setembro.

URL: http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/6/contribution/17484/

ALMEIDA, R. (2013),  “Pesquisando os jovens diplomados da UNL com percursos empreendedores”, no Seminário Internacional Inserção Profissional de Graduados do Ensino Superior: uma realidade plural em acelerada mutação, Cesnova-FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 24 de Junho.

URL: http://insercaoprofissional2013.wordpress.com/

ALMEIDA, R. Almeida e M. Chaves (2013), “Educação Superior em Tempos de Crise: um ensaio sobre as orientações políticas da comunidade europeia”, no XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología, Santiago do Chile, realizado de 29 de Setembro a 4 de Outubro.

URL: http://congresoalaschile.cl/?lang=pt

ALVES, M.G. e L. Teixeira (2011), “Professional Learning of Higher Education Graduates: a line of inquiring within the research field on transitions to the world of work”, na ECER -European Conference on Educational Research, Berlim, Alemanha, realizada em Setembro.

URL: http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/5/contribution/20520/

ALVES, M.G. Alves (2012), “Education and Work: transition trajectories of higher education graduates in uncertain times”, na ECER – European Conference on Educational Research, Cádiz, Espanha, realizada em Setembro.

URL: http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/6/contribution/16208/

ALVES, M. G. (2013), “O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida”, no Seminário Internacional Inserção Profissional de Graduados do Ensino Superior: uma realidade plural em acelerada mutação, Cesnova-FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 24 de Junho.

URL: http://insercaoprofissional2013.wordpress.com/

ALVES, M.G. Alves (2013), “Still discussing the concept of employability: higher education graduates’ views about their own professional knowledge”, na ECER – European Conference on Educational Research, Istanbul, Turquia, realizada em Setembro.

URL: http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/8/contribution/21789/

ALVES, N. (2013), “Inserção profissional no feminino”, no Seminário Internacional Inserção Profissional de Graduados do Ensino Superior: uma realidade plural em acelerada mutação, Cesnova-FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 24 de Junho.

URL: http://insercaoprofissional2013.wordpress.com/

CABRAL, A. (2011), “A inserção profissional dos diplomados do ensino superior: Das aprendizagens académicas às competências profissionais requeridas pelo mercado de trabalho”, Encontro Internacional Trabalho, Organizações e Profissões: Recomposições Conceptuais e Desafios Empíricos, organizado pela Secção Trabalho, Organizações e Profissões da APS, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, realizado de 7 a 8 de Julho.

URL: http://sigarra.up.pt/flup/en/NOTICIAS_GERAL.VER_NOTICIA?P_NR=4306

CABRAL, A. (2011),  “Conciliação ou conflito entre o trabalho e as outras esferas da vida social na inserção profissional dos diplomados do ensino superior”, no 1.º Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho, RICOT – Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, realizado de 15 a 16 de Setembro.

URL: http://congressoricot.wordpress.com/2011/08/22/programa-provisorio-preliminary-program-2/

CABRAL, A. (2012), “Transition to work of University Graduates: Is gender a difference point?”, na European Conference on Educational Research 2012 – The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All , Universidade de  Cadiz, Espanha, realizada de 18 a 21 Setembro.

URL:http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/6/contribution/17033/?cHash=e7dc29d67b52716f1b6a368f3b576970&addToBookmark1=1&bookmark_contriUid=17033

CABRAL, A. e A. Mendonça (2012), “Academic learning and professional skills: transition to work of higher education graduates in Engineering, Manufacturing and Construction”, na European Conference on Educational Research 2012 – The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All , Universidade de  Cadiz, Espanha, realizado de 18 a 21 Setembro.

URL: http://www.eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/6/contribution/16287/

CABRAL, A. (2013), “O lado subjetivo das trajetórias profissionais dos diplomados do ensino superior: semelhanças e diferenças de género”, no IV Colóquio Internacional Ação Pública e Problemas Sociais em Cidades Intermediárias, organização FCSH, UNL, CesNova, UNIMONTES, Universidade de Fribourg, Lisboa, realizado de 23 a 25 de Janeiro.

URL: http://www.coloquiointernacional.com/images/gts/resumos_comunicacoes_19_01.pdf

CABRAL, A. (2013), “The Economic and Technical Contemporary Paradigm and the Transition to Work of Higher Education Graduates in Engineering, Manufacturing and Construction”, na 5th International Conference on Social Sciences (ICSS), Social Sciences Research Society (SoSReS), Izmir, Turkey, realizada de 05 a 06 de Outubro.

URL: http://okanguraybulbul.com.tr/wp-content/uploads/2012/12/11-2.pdf

CHAVES, M. e C. Morais (2011), “As teses da catástrofe revisitadas: novos dados sobre a inserção dos graduados portugueses”, no Encontro Internacional Trabalho,Organizações e Profissões: Recomposições Conceptuais e Desafios Empíricos, organizado pela Secção Trabalho, Organizações e Profissões da APS, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, realizado de 7 a 8 de Julho.

URL: http://www.aps.pt/cms/imagens/ficheiros/FCH4e08579e1aebc.pdf

CHAVES, M. (2011), “Relações subjetivas com o trabalho entre jovens graduados em inserção: uma incursão teórico-empírica sobre a centralidade do trabalho na vida”, no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, Diversidades e (Des)igualdades, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil, realizado de 7 a 10 de Agosto.

URL: http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=89

CHAVES, M. e R. Almeida (2012), “Hopes and inequalities in the transition to work: new data about a reappraised problem”, na 2nd ISA Forum of Sociology – Social Justice and Democratization, International Sociological Association, Buenos Aires, Argentina, realizada de 1 a 4 de Agosto.

URL: https://isaconf.confex.com/isaconf/forum2012/webprogram/Paper17385.html

CHAVES, M. (2013), “Para o estudo da inserção profissional de diplomados: esboço de um modelo de análise”, no Seminário Internacional Inserção Profissional de Graduados do Ensino Superior: uma realidade plural em acelerada mutação, Cesnova-FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 24 de Junho.

URL: http://insercaoprofissional2013.wordpress.com/

CHAVES, M. (2013), “As orientações valorativas dos jovens diplomados perante o trabalho: descobertas, enigmas e hipóteses interpretativas”, no Seminário Internacional Inserção Profissional de Graduados do Ensino Superior: uma realidade plural em acelerada mutação, Cesnova-FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 24 de Junho.

URL: http://insercaoprofissional2013.wordpress.com/

CHAVES, M. (2013), “Sob a égide da incerteza: aspirações profissionais de jovens diplomados portugueses em tempos de crise”, no XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología,  Santiago de Chile, realizado de 29 de Setembro a 4 de Outubro.

URL: http://congresoalaschile.cl/?lang=pt

MORAIS, C. (2013), “Uma inserção profissional desigual: o caso dos licenciados na UL/UNL”,  no IV Colóquio Internacional Ação Pública e Problemas Sociais em Cidades Intermediárias, organização FCSH, UNL, CesNova, UNIMONTES, Universidade de Fribourg, Lisboa, realizado de 23 a 25 de Janeiro.

URL: http://www.coloquiointernacional.com/images/gts/resumos_comunicacoes_19_01.pdf

MORAIS, C. (2013) “Destinos desiguais dos diplomados: o papel explicativo das origens sociais e das áreas científicas no confronto com o mercado de trabalho”, no Seminário Internacional Inserção profissional de graduados do ensino superior: uma realidade plural em acelerada mutação, Cesnova – FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 24 de Junho.

URL: http://insercaoprofissional2013.wordpress.com/

PARENTE, C., M. Ramos e M. Santos (2013), “A situação profissional dos licenciados da UL e da UNL: uma abordagem tipológica”, no Seminário Internacional Inserção profissional de graduados do ensino superior: uma realidade plural em acelerada mutação, Cesnova – FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 24 de Junho.

URL: http://insercaoprofissional2013.wordpress.com/

REIS, P. (2013), “Em torno dos valores intrínsecos do trabalho: proeminência e significados de “um trabalho interessante”, no Seminário Internacional Inserção profissional de graduados do ensino superior: uma realidade plural em acelerada mutação, Cesnova – FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 24 de Junho.

URL: http://insercaoprofissional2013.wordpress.com/

Realizadas em Encontros Científicos Nacionais

ALMEIDA, R. (2012), “A inserção profissional pela via do empreendedorismo”, no VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações, Universidade do Porto, realizado de 19 a 22 de Junho.  

URL: http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&seccao=SEC4e77591ded3e9&mesa=SEC4fa7b39a816f0

ALMEIDA, R. e V. Casaqui (2013), “Empreendedorismo e Empreendedorismo Social: trajetórias, narrativas, projetos de vida e de transformação”, Workshop Cesnova-FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 17 de Junho.

URL: http://cesnova.fcsh.unl.pt/index.php?area=000&mid=004&id_father=NEW51ac7fec30a07&id=NEW51af56c53d60e

ALVES, M. G. (2012), “Aprendizagem ao longo da vida e transições educativas e profissionais: os diplomados de ensino superior em tempos de incerteza”, no VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações, Universidade do Porto, realizado de 19 a 22 de Junho.  

URL: http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=012&lg=pt

ALVES, N. (2012),  “Trajetórias de inserção dos diplomados do ensino superior e desigualdades”, no VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações, Universidade do Porto, realizado de 19 a 22 de Junho.  

URL:http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&seccao=SEC4e77591ded3e9&mesa=SEC4fa7b39a816f0

CABRAL, A. (2011), “A inserção profissional dos diplomados do ensino superior: conciliação e conflito entre o trabalho e as outras esferas da vida social”, no I Encontro Consumo, Cultura e Sociedade Consumo e Crises em Portugal: Abordagens e Perspetivas, IS – FLUP, Universidade de Porto, realizado de 8 a 9 de Abril.

URL:https://sites.google.com/site/encontroconsumo/home/programa-sessoes-tematicas

CABRAL, A. (2012), “A inserção profissional dos diplomados do ensino superior: conciliação e conflito na relação entre o trabalho e as outras esferas da vida social”, Workshop CESNOVA – FCSH, Universidade Nova de Lisboa, realizado a 16 de Janeiro.

URL: http://cesnova.fcsh.unl.pt/?area=000&mid=000&id=CNT4f07528c00bb8

CABRAL, A. (2012), “O lugar do trabalho na vida dos diplomados do ensino superior em processo de inserção profissional”, no VII Congresso Português de Sociologia –Sociedade, Crise e Reconfigurações, Universidade do Porto, realizado de 19 a 22 de Junho.

URL: http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=012&m=2

CHAVES, M. Chaves e J. Sedas Nunes (2012), “Mapeando e explicando as disparidades de aspirações entre diplomados do ensino superior”, no VII Congresso Português de Sociologia –Sociedade, Crise e Reconfigurações, Universidade do Porto, realizado de 19 a 22 de Junho.

URL: http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&seccao=SEC4e77591ded3e9&mesa=SEC4fa7b3d2b15b3

CHAVES, M. (2012),  “A avaliação dominantemente positiva da situação profissional: ensaio sobre um enigma sociológico”, ”, no VII Congresso Português de Sociologia –Sociedade, Crise e Reconfigurações, Universidade do Porto, realizado de 19 a 22 de Junho.

URL: http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&tipo=atas1

CHAVES, M. (2013), “Homogeneidade e heterogeneidade das aspirações dos jovens graduados diante do mundo do trabalho”, no Workshop Jovens, Escola e Modernidade do Observatório Português da Juventude, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, realizado a 26 de Junho.

URL:http://www.opj.ics.ul.pt/index.php/workshops-juventude-escola-e-modernidade#programação-2012-2013

CHAVES, M. (2013), “Situações e aspirações profissionais dos graduados portugueses em transição para o mundo do trabalho”, na Conferência Pós-Graduada do Curso de Doutoramento em Sociologia da FCSH-UNL, realizada a 29 de Outubro.

MARQUES, A. P. (2012),  “Heteronomias profissionais: um ensaio tipológico de estratégias empreendedoras e criação de autoemprego de diplomados do Ensino Superior”, no VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações, Universidade do Porto, realizado de 19 a 22 de Junho.

URL:http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=016&seccao=SEC4e77591ded3e9&mesa=SEC4fa7b39a816f0

MORAIS, C. e Miguel Chaves (2011), “A inserção profissional dos recém-licenciados: novos dados acerca de uma inquietação social e sociológica”, no Seminário Olhares sobre os Jovens, Observatório Permanente da Juventude do ICS-UL, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, realizado de 2 a 3 de Junho.

URL:http://www.opj.ics.ul.pt/index.php/coloquio-olhares-sobre-os-jovens-em-portugal/programaecomunicacoes

MORAIS, C. (2012), “A inserção profissional de recém-graduados do ensino superior: uma realidade heterogénea”, no VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações, Universidade do Porto, realizado de 19 a 22 de Junho.

URL: http://www.aps.pt/vii_congresso/?area=012&m=2

Deixe um comentário