Objetivos do Projeto

O projeto norteou-se por 7 grandes objetivos distribuídos por duas vertentes, uma de matriz científica, outra de cariz institucional.

Na vertente científica destacaram-se as seguintes finalidades:

1) Desenvolvimento de um modelo de análise sofisticado, orientado para o estudo da inserção de diplomados do ensino superior (mas ajustável a populações com outros graus de ensino). O modelo articula três dimensões centrais da inserção profissional: a) “a situação objetiva em que os diplomados se encontram face ao trabalho”; b) “os recursos sociais, académicos e formativos de que dispõem para se inserirem no mercado de trabalho” e as c) “relações subjetivas que estabelecem com o trabalho (aspirações, expetativas, projetos e avaliações que produzem da sua situação profissional concreta)”. Mesmo a nível internacional escasseiam referenciais teóricos que permitam articular de forma sistemática estas dimensões centrais da transição ao trabalho.

2) Criação, teste e aperfeiçoamento de um questionário e de um guião de entrevista orientados para a produção de dados consistentes com as dimensões assinaladas no Objetivo 1, colocando-os à disposição da comunidade científica.

3) Produção de dados acerca do processo de inserção dos licenciados portugueses formados na Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa que concluíram os seus cursos em 2004-05, com o propósito de traçar um retrato rigoroso da sua situação e trajetória profissional durante os primeiros 5 anos após a obtenção dos diplomas.

4) Realização de produtos científicos contabilizados no documento de candidatura, com o propósito de explorar problemas e hipóteses derivados diretamente do modelo analítico referido no Objetivo 1, assim como outras questões relacionadas com a inserção profissional de diplomados. As hipóteses nucleares investigaram a associação entre: a) recursos sociais/académicos e situações profissionais; b) recursos sociais/académicos e formação de aspirações/projetos profissionais; c) situações profissionais e aspirações/projetos profissionais.

Na vertente institucional, o projeto propôs-se:

5) Reforçar os vínculos e a colaboração entre investigadores nacionais orientados para o estudo da inserção profissional de diplomados, culminando na constituição de uma rede interuniversitária dedicada a esse estudo.

6) Fortalecer a relação dos investigadores nacionais com parceiros da Europa e/ou de países de língua oficial portuguesa envolvidos no estudo da inserção profissional, bem como captar estudantes internacionais de pós-graduação interessados na temática.

7) Contribuir para que a informação gerada acerca da inserção profissional de diplomados decorra de forma rigorosa, padronizada e evolutiva, dando resposta às necessidades de avaliação e gestão dos estabelecimentos de ensino e às exigências e pedidos de informação por parte da tutela (lei nº 62/2007).