Instrumentos de recolha de dados e Relatórios

O projeto «Percursos de inserção dos licenciados: relações objetivas e subjetivas com o trabalho» (PTDC/CS-SOC/104744/2008), teve como objetivo conhecer os percursos de inserção profissional dos diplomados que concluíram as suas licenciaturas no ano letivo 2004/2005 na Universidade de Lisboa (UL) e na Universidade Nova de Lisboa (UNL), analisadas como um único conjunto. Partindo de uma compilação e comparação de questionários elaborados a nível nacional e internacional sobre a inserção profissional, alguns dos quais contemplando as relações subjetivas com o trabalho – ODES (Portugal), CHEERS e REFLEX (europeus), Monitoring the Future (EUA) e ISSP (internacional) – produziu-se no âmbito deste projeto um instrumento de inquirição ajustado à realidade nacional, passível de ser aplicado de forma estandardizada e comparável no âmbito nacional: Instrumento de inquirição.

Para facilitar e coadjuvar os inquiridores, garantindo a qualidade da aplicação telefónica do questionário, produziu-se um “Guia do Inquiridor” que pode consultado em: Guia do Inquiridor

Após a recolha dos dados procedeu-se a uma primeira análise e elaborou-se um documento de trabalho destinado a concertar o trabalho coletivo e a apoiar a escrita de artigos científicos. Assumindo um formato simples de utilizar pelos investigadores, nele se estabeleceram cruzamentos entre todas as questões do questionário e as 9 variáveis explicativas, a saber: “Área de formação académica”; “Profissão atual”;” Género”; “Nível de instrução do pai”; “Nível de instrução da mãe”; “Profissão do pai”; “Atividade profissional durante o curso”; “Tipologia de situações profissionais”; “Classe social da família de origem”.

TABELAS – Projecto Percursos Inserção Licenciados

A descrição exaustiva do processo e da metodologia podem ser observados no Relatório_Metodológico.

O relatório “Caraterização dos percursos de inserção profissional dos graduados do 1.º ciclo da UL e UNL: Relatório do inquérito realizado aos diplomados que concluíram os cursos no ano letivo de 2004/2005” resulta da análise dos dados quantitativos recolhidos com base no instrumento elaborado, e na caracterização retrospetiva dos primeiros 5 anos de inserção profissional em três momentos distintos – um e três anos após a obtenção do diploma e num último instante intitulado de “semana de referência” – sendo a área científica de formação a variável de segmentação que percorreu todo o documento.

Relatório de Caraterização dos percursos de inserção profissional dos graduados 1º Ciclo_UL_UNL_2004-05

Os resultados apresentados no Relatório “Relações subjetivas com o trabalho: o caso dos diplomados da UL e UNL: Relatório elaborado com base no inquérito e entrevistas realizados aos graduados do 1º Ciclo que concluíram os cursos no ano letivo de 2004/2005” derivam da análise das informações quantitativas e qualitativas recolhidas junto da população inquirida, com enfoque nas relações subjetivas que os diplomados da Universidade Lisboa e Universidade Nova de Lisboa estabelecem com o trabalho. Este documento encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira expõe-se sucintamente a metodologia e a caracterização sociodemográfica dos indivíduos, explicitam-se um conjunto de questões e hipóteses e promove-se uma análise dos dados quantitativos gerados acerca da importância que os diplomados conferem aos diferentes aspetos relacionados com o trabalho (valores do trabalho). Na segunda parte são explanados os resultados da análise de conteúdo das entrevistas (Guião de Entrevistacom base nas quais se procurou conhecer em profundidade a importância e o significado conferidos pelos diplomados aos diferentes aspetos relacionados com o trabalho em geral: Relatório_Relações subjetivas com o trabalho_o caso dos diplomados da UL_UNL.

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